Controle-Financeiro-Play-Park

Controle financeiro: faça o planejamento para sua empresa de locação de brinquedos

Fazer o controle financeiro para sua empresa é fundamental para seguir o caminho do sucesso. No mundo empresarial, o bom andamento do setor financeiro é um forte termômetro para mostrar como vai a ‘saúde’ do seu negócio. Afinal, as finanças controladas e em dia revelam que os processos e projetos conduzidos estão trazendo o retorno esperado.

Para quem trabalha com locação de brinquedos ou outros serviços para festas infantis e controla todo fluxo de dinheiro em uma agenda ou planilhas sem direcionamento é muito comum chegar ao final do dia e não lembrar com o que se gastou, quanto recebeu, quais contas precisava pagar, de quais clientes tinha que receber. Assim, é muito provável que antes do fim do mês suas finanças não estejam como planejado. Isso é um péssimo sinal, além de ser um forte motivo para muitos negócios fecharem as portas.

Controle-Financeiro

Como realizo o controle financeiro da minha empresa? 

A primeira questão é dividir os controles, para que você consiga organizar-se melhor. Este artigo do Sebrae é bem explicativo a respeito. De acordo com ele, a melhor forma para você exercer seu controle financeiro, é dividindo em:

Controle de caixa – deve ser sua primeira prioridade: aqui você registra a origem e o destino de todo o dinheiro movimentado pela empresa diariamente, ou seja, sua própria história.

Controle de bancos – a finalidade deste controle é monitorar as entradas e saídas de valores na conta bancária da sua empresa, permitindo o acompanhamento atualizado do seu saldo.

Controle de contas a receber – por meio deste controle, você toma consciência dos seguintes pontos:

- Montante dos valores a receber;
- Contas vencidas e a vencer;
- Clientes com atrasos nos pagamentos; e
- Como programar suas cobranças.

Controle de contas a pagar – permite que você se mantenha informado a respeito de:

- Vencimento dos compromissos;
- Como estabelecer prioridades de pagamento; e
- Montante dos valores a pagar.

Fluxo de caixa – trata-se da projeção das entradas e das saídas de recursos financeiros em determinado período. O objetivo aqui é prever a necessidade de captar empréstimos ou aplicar excedentes de caixa nas operações mais rentáveis.

Separamos para vocês 5 tipos de ferramentas automatizadas, que prometem facilitar a vida de quem as utiliza. Se você também precisa simplificar a sua rotina de controle de gastos, fique ligado nessas dicas:

GuiaBolso

A planilha de gastos domésticos do GuiaBolso se preenche sozinha, dispensando a necessidade de o usuário inserir os gastos domésticos. Essa facilidade se dá devido à possibilidade de integração da ferramenta com o Internet Banking do usuário, que está disponível para os bancos mais utilizados no Brasil. Dessa forma, quando você gastar algo no crédito ou no débito, por exemplo, esses dados já serão inseridos em sua planilha e bastará você acessá-la para ter uma visão de como anda o seu mês financeiramente. Tudo isso de forma gratuita no site — inclusive em formato de aplicativo para smartphone!

Dinheirama

O aplicativo online para celular Dinheirama é outra ferramenta que se atualiza automaticamente com seus dados bancários. A diferença é que ela não faz isso através do Internet Banking, mas sim pela análise do seu extrato. Tudo o que você precisa fazer quando quiser atualizá-la carregar um upload do extrato e o aplicativo importará as informações para os locais certos da planilha, que você poderá converter em relatórios e gráficos para analisar o seu desempenho financeiro no mês. Disponível para iOs e Android.

Finance

O Finance é mais uma ótima ferramenta para smartphones, iOs ou Android, que promete simplificar a vida do usuário. Com ele você pode ir fazendo a atualização em tempo real de uma forma muito prática, pelo celular mesmo. Ele lê os códigos de barras das contas, registrando-as automaticamente, além de poder vincular recibos, notas fiscais e alertas de vencimento a elas.

É uma forma de garantir que nenhum centavo será esquecido, já que você pode incluir as despesas no momento em que elas acontecem, sem a necessidade de ficar digitando os valores um por um.

Orçamento Inteligente

Esse aplicativo para iOS tem uma proposta de sincronização um pouco diferente: ao invés de se sincronizar com os bancos, ele se sincroniza com as planilhas de outras pessoas, para poder fazer um orçamento em conjunto. Ele é mais indicado para famílias ou casais que dividem as despesas e salários, pois permite que as transações sejam compartilhadas em tempo real. É uma forma de controlar as despesas da casa sem ter que sentar na mesa com os outros moradores ou ficar reunindo contas e recibos para serem compilados.

Yupee

Uma ferramenta, mais orientada para o uso pessoal que também pode ser bastante útil para sua empresa em um momento inicial. Com um importante diferencial: totalmente gratuito. Trata-se de uma ótima opção caso você esteja começando um empreendimento, e precise colocar as contas em ordem.

Pensando sempre no crescimento da sua empresa, preparamos essas dicas e ferramentas para aprimorar seu controle financeiro. Esperamos que o nosso conteúdo tenha auxiliado!